quarta-feira, 14 de maio de 2008

Velhos perfumes em novos frascos - O racional de Hegel

"O que é racional é real e o que é real é racionalEsta é a convicção de toda consciência livre de preconceitos e dela parte afilosofia tanto ao considerar o universo espiritual como o universo natural.

(...)

Quanto ao ponto de vista inverso, o daqueles para quem a Idéia só vale nosentido restrito de representação da opinião, a esses opõe a filosofia a visão maisverídica de que só a idéia, e nada mais, é real, e então do que se trata é dereconhecer na aparência do temporal e do transitório a substância que é imanentee o eterno que é presente."
Hegel (Princípio da filosofia do direito -Pg.10)

É bonito. Mais que isso. Hegel é poético, quanto o assunto é anunciar esta verdade, este "segredo" filosófico:

"Com efeito, o racional, que é sinônimo da Idéia, adquire, ao entrar com asua realidade na existência exterior, uma riqueza infinita de formas, de aparênciase de manifestações, envolve-se, como as sementes, num caroço onde aconsciência primeiro se abriga mas que o conceito acaba por penetrar parasurpreender a pulsação interna e senti-Ia bater debaixo da aparência exterior. São infinitas as diversas situações que surgem nesta exterioridade durante a apariçãoda essência"

Minha mãezinha. Essa aparição deve ser quase um orgasmo.

Quer dizer que todas as imagens que tenho na cabeça, que eu pensei serem, e realmente são, IGUAIS às imagens que meus sentidos presenciaram, não são frutos destes, mas de algo além, que cria diretamente esse mundo que eu percebo, ou nas palavras do poeta Hegel, que pulsa internamente nas aparências da empíria, e que se manifesta à nós... Mas como? À algum de nós já se manifestou tal sublimição, tal espetáculo da essência?

Porque uma faculdade, que nasceu como consequência do desenvolvimento cerebral de certas espécies, e isto não inclui só o homem, e tem unicamente a finalidade de interação com o ambiente, seria responsável pelo surgimento deste? É a galinha nascendo antes do ovo?

A mim, parecem velhos perfumes em novos frascos...

Nenhum comentário: